terça-feira, 15 de junho de 2010

Como Identificar Boas Perfumarias

Um profissional de vendas de perfumes não necessariamente precisa ter um olfato refinado para identificar se um perfume tem boa qualidade ou não. Se tiver, melhor. Se não tiver, existem outras informações a serem consideradas para avaliar a qualidade de uma linha de perfumes.

Para uma fabricação caseira (uso próprio), as formulações disponíveis na internet são excelentes. No entanto, para uma produção em escala comercial seria preciso de uma consultoria profissional especializada. Um profissional especialista (a maioria na França e Inglaterra) cobra em torno de 7.000 Euros (equivalente a mais de 25.700,00 reais) por uma consultoria sobre formulação e processos especiais a fim de dar o diferencial que a perfumaria precisa.

A Fragrância é um composto de centenas de ingredientes e é produzida em vários cantos do mundo por empresas especializadas no ramo. A qualidade dessas fragrâncias influencia diretamente na qualidade dos perfumes. Em razão disso, as grandes perfumarias procuram os melhores fornecedores de fragrâncias do mundo, para garantir sua qualidade. Fornecedores como Firmenich, Givaudan, IFF e Symrise, fazem parte do time de elite entre os fornecedores de fragrâncias ao redor do mundo.

NO ENTANTO, esses grandes fornecedores de fragrâncias, para poder atingir a todos os potenciais clientes, tem uma proposta de produzir as fragrâncias de acordo com a condição econômica de cada empresário, elaborando um projeto personalizado para aquele empresário específico. Não há um valor especifico para uma fragrância, e sim, quanto se deseja pagar por ela. As fragrâncias só são elaboradas após o acerto de valores e a aprovação das amostras por parte do cliente.

Isso significa que uma fragrância comprada por uma determinada perfumaria, mesmo sendo produzida por uma indústria conceituada no ramo, pode não ter a mesma qualidade de uma outra fragrância comprada por outra perfumaria. Tudo depende do quanto um empresário pagou pelo quilo de cada essência.

Essa informação quebra o paradigma de que uma perfumaria só é boa se compra as fragrâncias de um determinado fornecedor de fragrância. Sendo que na verdade o que identifica uma “boa perfumaria” é quanto ela paga pelo quilo de fragrância e qual o tipo de consultoria ela obteve para obter a formulação e processos.

Um outro paradigma é o percentual de fragrância na composição do perfume. De que adianta colocar 30% de fragrância adquirida a um custo de 20 dólares o quilo, quando uma outra perfumaria coloca 10% de uma fragrância que pagou 250 dólares o quilo.

Vendedores experientes e conscientes de sua profissão devem analisar todos esses critérios procurando comprovações como: Nota fiscal da compra das fragrâncias e laudo técnico do consultor especialista. Outros pormenores devem ser levados em consideração a fim de respaldar o conhecimento e proporcionar a segurança do vendedor na hora de vender para o cliente.

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