sexta-feira, 15 de junho de 2018

Qual o sentido da vida?




Querendo saber o que pensam os filósofos de plantão no Google, sobre o sentido da vida, acabei por ler muito e não compreender quase nada. Se você pesquisar no Google sobre o "sentido da vida" ou "objetivos da vida", vai ler muitas opiniões relacionadas ao tema, onde se pode observar que o ego sempre está em evidência. Não faltam "pensadores" citando a felicidade, conquistas pessoais, realizações, e inúmeros outros desejos do ego como sendo o grande "sentido da vida".

É fácil perceber que falta uma visão mais ampla, talvez uma visão inteligente de um angulo dimensional diferente. Falta uma análise incluindo toda a VIDA existente no planeta, buscando um pensamento filosófico mais abrangente para então identificar o sentido da vida. Talvez devêssemos perguntar a algum extraterrestre sobre o sentido da vida dos humanos na terra. O que diriam esses ETs já que estão a nos observar de um ponto diferente da nossa percepção?

Então, convido você a viajar um pouco, refletir comigo e tirar sua conclusão.

Se você conversar com uma minhoca e questionar o sentido da vida dela, provavelmente ela dirá que o sentido da vida é encontrar farta matéria em decomposição (comida), terra fresca, por ovos e criar seus filhotes... Mas você, olhando de fora, usando uma visão externa, vai fazer outra analogia sobre a razão dela existir. Para compreender o sentido da vida da minhoca, basta imaginar o planeta sem ela. - A minhoca, ao viver sua vida, está airando a terra, ajudando na decomposição de material orgânico e produzindo o humo (alimento para as plantas).

Se você conversar com uma abelha e questionar o sentido da vida dessa abelha, não será diferente da minhoca, mas se você imaginar o planeta Terra sem ela, certamente terá uma visão mais apropriada do sentido da vida das abelhas. Ao observarmos as abelhas coletando o néctar das flores para fazerem o mel, iremos perceber que estão automaticamente polinizando as plantas. Para quem não sabe, os EUA estão em campanha para estudar o desaparecimento das abelhas pois sem elas, a produção de alimentos cai desastrosamente.

Tudo que existe neste planeta tem uma UTILIDADE para o TODO. Tanto a minhoca como as abelhas (inclui-se aí todo o reino animal, vegetal e mineral), tem como sentido principal de sua existência, a utilidade.   As plantas produzem oxigênio, trazem a água e outros minerais para a superfície, servem de alimentos, protegem encostas, etc. Os minerais tem sua utilidade para o todo e da mesma forma os animais.

Por incrível que pareça, o homem e sua admirável inteligência, procura o sentido da sua vida a partir de seu próprio umbigo. O homem pensa em ser feliz, pensa em obter sucesso, em ser admirado, aplaudido, mas não tenta ver o sentido de sua vida em relação ao todo. Não é raro encontrar pessoas acreditando que tudo existe por causa dela mesma, tudo foi feito para ela poder viver. A minhoca, a abelha ou qualquer outro animal parece ter mais consciência do que o próprio homem, ao menos não utilizam o seu ego para procurar o sentido da vida.

Todos os seres deste planeta fazem aquilo que precisam fazer, e ao fazer, estão sendo útil importantes para o TODO. O homem, apesar de ser "inteligente" não tem a consciência de que o sentido da vida está na utilidade que ele tem perante o todo e esta utilidade poderá movê-lo em direção à realização pessoal.


Nenhum comentário:

Primeiro Presidente 100% Democrático do Brasil.

Michelle Bolsonaro discursando em libras Jornalistas deveriam saber que não temos um deus na presidência da república. Jornalistas esque...