domingo, 30 de outubro de 2011

7 lições aprendidas com o bambú chinês.

Quando uma muda do bambu chinês é plantado, não se vê o bambu crescer como as demais árvores. Acontece que durante 5 anos, o bambu estuda o terreno onde está plantado e cria uma estrutura formada por um emaranhado de raízes em forma de manta por debaixo da terra, tomando todo o arredor do local onde foi plantada a muda.

Então, no momento certo, quando está preparado no final de 5 anos, o bambu chinês cresce. Não apenas a muda plantada, mas a moita inteira em uníssono, crescendo até uma altura aproximada de 25 metros.  


1º Lição – PLANO DE AÇÃO – O bambu sabe exatamente o que fazer, como fazer e por quanto tempo fazer, para depois se estabelecer.

2º Lição – ESTRATÉGIA – O bambu conhece a arte da paciência e trabalho duro. Passa vários anos criando uma estrutura através de um emaranhado de raízes  em forma de manta debaixo da terra. O bambu não nasce enquanto não tiver construído uma base fundamental para se elevar sobre ela.

3º Lição – HUMILDADE – O bambu não cresce sozinho. Ele se prepara por um longo tempo preparando uma estrutura para todos crescerem juntos. O bambu sabe que quem caminha sozinho pode ir mais rápido, mas quem caminha acompanhado vai bem mais longe.

4º Lição – UNIÃO – Não há “eu’s” só existem “nós”. Um bambu se apóia no outro e é aí que reside o grande segredo de sua grandiosidade.

5º Lição – FLEXIBILIDADE – Uma vara de bambu pode vergar com sua ponta até o chão sem quebrar. Nada na natureza o desmotiva ou impede de chegar ao topo.

6º Lição – UTILIDADE – O Broto do bambu é comestível. O bambu seve para fabricação de móveis, serve para canalizar água, serve para construir instrumentos musicais,  construção de cercas, paredes, telhados, artigos de decoração, papel, etc.  Até quando seco é utilizado para lenha.

7º Lição – EXEMPLO – O bambu sabe o que fazer e não tenta nenhum atalho ou maneiras de fazer as coisas de forma mais fácil ou mais rápido...  Todo o comportamento do bambu nos passa a melhor receita de como ser grande, forte e muito admirado.

Nenhum comentário:

Primeiro Presidente 100% Democrático do Brasil.

Michelle Bolsonaro discursando em libras Jornalistas deveriam saber que não temos um deus na presidência da república. Jornalistas esque...